O Sinteframo nasceu de um sonho de muitos! Foi após um período conturbado e dias de greve que um grupo deu início a uma longa jornada para a fundação do primeiro sindicato da nossa cidade. O período para organização política foi imenso e foi necessário o em penho e a dedicação de muitos.

A luta sindical foi organizada prioritariamente pelos Repre sentantes de Segmentos eleitos nas escolas. Foram eles que participaram das reuniões, levaram as discussões para as unidades e nos ajudaram na organização e nas reivindicações Apresentadas ao govemo municipal todos os anos.

Em 2017 tivemos a primeira eleição do Sinteframo e 2021 a segunda eleição.A nova - gestão é composta por professores e funcionários e tem como organizar o sindicato a serviço dos trabalhadores.

Já conseguimos muitos avanços, no entanto ainda temos muito o que conquistar. Em momento tão conturbado da política nacional em que os direitos dos trabalhadores estão sendo destruídos a cada dia, cabe a nós o fortalecimento da nossa entidade sindical, para avançarmos nas discussões e não termos nenhum direito prejudicado! A participação de todos é fundamental para o fortalecimento e decisão dos novos rumos do Sinteframo. O caminho já foi traçado e trilhado, mas a continuidade e novos rumos dependem das discussões e participação dos trabalhadores.

Sua fundação foi em 26 de fevereiro de 2014 e desde então está na luta em busca de garantia e conquistar direitos além de dar apoio juridico, Psicológico, lazer e formações aos Trabalhadores da Educação de Francisco Morato.

.